Não é necessário sedar a paciente para realizar este exame. Em casos de pacientes que apresentam vaginismo (impossibilidade de penetração vaginal) a sedação é necessária para o conforto da paciente.
Se você e seu marido estão tentando ter um bebê há mais de um ano sem sucesso, vocês não estão sós. Um e cada cinco casais (20%) terá problemas para conseguir engravidar durante seus anos reprodutivos, porém a gravidez é possível para mais da metade dos casais que seguem o tratamento. Por isso, insista, persista... Vá atrás do seu sonho.
Siga as orientações do seu médico. Com os recursos que temos hoje, muito pode ser feito para ajudá-la a realizar o seu sonho.
A histerossalpingografia é um exame de Raio X que avalia o colo uterino, a cavidade uterina, a permeabilidade e posição das trompas uterinas e possíveis processos aderenciais na pelve. A Histerossalpingografia juntamente com o espermograma são exames básicos para a investigação da infertilidade.
Apesar dos métodos diagnósticos de imagem, como a ressonância magnética , ultrassonografia 3 D, tomografia computadorizada, terem evoluído muito nos
Neste exame, a mulher é colocada em decúbido dorsal (de costas) com as pernas fletidas e um espéculo vaginal é introduzido na vagina (da mesma maneira que se faz para a coleta do exame preventivo de câncer de colo uterino (Papanicolau)) para a visualização do colo uterino. Através do colo uterino injeta-se o contraste que deve preencher a cavidade uterina e as trompas. Se as trompas estão desobstruídas, o contraste se distribui para a cavidade peritoneal. Durante a injeção do co